Logo do Governo

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E CULTURA POPULAR É DESTAQUE NO “TODOS OS SONS” COM AS ATRAÇÕES LUANA FLORENTINO,  BANDA BREGARIA, BLOCO DO ZÉ ALMIR E AFOXÉ OMÕRISÁ ODÉ

22/02/2022

Luana Florentino é destaque no cenário cultural local e é um dos destaques do Programa Todos os Sons, neste final de semana. Arquivo acervo pessoal da artista. A artista cearense é jornalista, musicista, cantora, compositora, fazedora de poesia, brincante, atriz e militante feminista. Luana Florentino lançou seu primeiro disco em 2021, intitulado RIO – Dançar o Mundo com canções e poesias autorais. Nesta sexta (25) estará com o show Axé! Meu Forró! com transmissão ao vivo do Teatro Marcus Miranda do CCBJ.

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) integra a Rede de  Equipamentos da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e segue suas programações artísticas, formativas e sociais em conformidade ao decreto vigente e aos protocolos estabelecidos. Todas as programações culturais estão seguindo no formato virtual e as formações em formato híbrido. 

Nesta semana tem muita novidade artística valorizando a música popular brasileira e a cultura popular com o Programa Todos os Sons, disponível na sexta (25) e no sábado (26). Na sexta (25),  às 18h30, o Todos os Sons apresenta o show Axé!Meu Forró, de Luana Florentino  e Banda Bregaria com Música Brasileira das Antigas, com transmissão ao vivo, direto do Teatro Marcus Miranda , no CCBJ. 

No sábado (26), o Programa Todos os Sons vem com duas estreias enaltecendo a cultura popular com a apresentação “Batuque do Omorisá”, do Afoxé Omõrisá Odé, às 18h50 e a Solicitação de Pauta do Bloco Zé Almir, 19h, no canal do Youtube do CCBJ. 

Arquivo pessoal Afoxé Omõrisá Odé

Luana Florentino apresentando o show AXÉ! MEU FORRÓ, que tem como proposta, ampliar a diversidade deste gênero musical, quanto a sua construção instrumental, social e cultural.

Nessa apresentação, Luana irá apresentar o encontro do forró com a áfrica, mesclando tambores, guitarra, rabeca e ritmos da nossa cultura. A Banda Bregaria, tocando o show “Música Brasileira das Antigas”, tem como principal proposta, resgatar a boa música brasileira que marcou décadas anteriores. O show da banda passeia por vários estilos musicais, entre: Brega, Sertanejo raiz, Lambada, Axé, Regional, Infantil, Samba, Forró das antigas, Carimbó e muitos outros.

 “Omorisá Ancestralidade” vem com as canções são inspirações advindas pelas entidades espirituais, entregues aos seus médios em momentos de transe e ou em momentos em que lhes são solicitados como homenagens   e oferendas festivas. O repertório demonstra especificamente as canções alusivas aos orixás (cantadas pelo), que são as divindades cultuadas nos terreiros de umbanda e candomblé no Brasil. Daí, o Canto dos orixás. 

O Bloco do Zé Almir, apresentando “Malandro pra quem tem fé”. A iniciativa nasceu das ruas do Grande Bom Jardim, em 2016, e em meio às rodas de samba realizadas nos primeiros domingos de cada mês, no Centro de Umbanda Reis Tupinambá. 

Ainda no início da semana, na terça (22) a programação do Cine Clube traz o curta-metragem “Pedro”, no Youtube CCBJ, a partir das 18h30. Gravado no Santa Filomena, comunidade que compõe o Grande Jangurussu, o filme busca trazer um pequeno resgate histórico do lugar a partir do material de arquivo pesquisado e reunido pelo diretor. Nele, tem-se um panorama sobre a comunidade e também sobre a narrativa fílmica que o diretor propõe, de contar uma história, ao passo que faz um resgate histórico do local, como vem fazendo em suas outras produções.

No domingo (27), o É o Brinca apresenta Grupo Formosura de Teatro com “A Bruxa Catifunda”, um espetáculo de mamulengo dirigido ao público infantil, mas que tem excelente aceitação por parte dos adultos, disponível a partir da 16h, no Youtube CCBJ.

Confira a programação detalhada, as opções com tradução/interpretação para Libras e se conecta nas redes sociais do CCBJ: www.ccbj.org.br I  – Instagram  – Facebook – Youtube @centroculturalbomjardim

Nesta semana tem ofertas de cursos com inscrições prorrogadas na aba oportunidades do site www.ccbj.org.br e muitas novidades. Vem conferir!

PROGRAMAÇÃO CCBJ DETALHADA 21 A 27 DE FEVEREIRO DE 2022

DIA 22/02 – TERÇA-FEIRA

CICLO DE LEITURA – PAREDÃO TRIPLO: BIG BOOK BONJA (BBB)

RELEASE: No Ciclo de Leitura desta terça-feira, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ traz para as redes sociais do equipamento a indicação dos títulos participantes do Big Book Bonja (BBB) que estão no paredão triplo!

Dentre os livros participantes, os indicados ao paredão foram:  A Revolução dos Bichos, O Diário de Anne Frank e 1984. Todos estão disponíveis na plataforma TocaLivros. Vote na enquete nos stories do CCBJ!

📌Serviço: 

CICLO DE LEITURA – PAREDÃO TRIPLO: BIG BOOK BONJA (BBB)

Quando: 22/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

CINECLUBE CCBJ – EXIBIÇÃO DO CURTA “PEDRO”

RELEASE: No programa Cineclube desta terça-feira, o CCBJ traz para o canal no YouTube a exibição do curta “Pedro”, um rapaz que vê sua rotina dividida, frente à TV, ir à escola e brincar com seus amigos na rua de sua casa. Em fins de tarde, enquanto o sol se põe, o inesperado acontece. Um silêncio toma o espaço.

Gravado no Santa Filomena, comunidade que compõe o Grande Jangurussu, o filme busca trazer um pequeno resgate histórico do lugar a partir do material de arquivo pesquisado e reunido pelo diretor. Nele, tem-se um panorama sobre a comunidade e também sobre a narrativa fílmica que o diretor propõe, de contar uma história, ao passo que faz um resgate histórico do local, como vem fazendo em suas outras produções.

📌Serviço: 

CINECLUBE CCBJ – EXIBIÇÃO DO CURTA “PEDRO” + BATE-PAPO

Quando: 22/02 às 18h30

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

DIA 23/02 – QUARTA-FEIRA

FORTALECENDO REDES – A FOME NÃO ESPERA: QUEM TEM FOME TEM PRESSA

RELEASE: Junto com as instituições parceiras e comunidade do Grande Bom Jardim, o CCBJ, por meio do  Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) traz para o programa Fortalecendo Redes desta quarta-feira um encontro virtual com três pessoas responsáveis pela ação comunitária em distribuição de alimentos não perecíveis, criando ponte entre ambos com a importância de alimentar  quem mais necessita.

📌Serviço: 

FORTALECENDO REDES – A FOME NÃO ESPERA: QUEM TEM FOME TEM PRESSA

Quando: 23/02 às 15h

Onde: Google Meet. Acesse: https://meet.google.com/kxi-qwrb-uos (online)

NARTE EM PAUTA – DIA INTERNACIONAL  DA JUSTIÇA SOCIAL

RELEASE: O CCBJ, por meio do eixo de Educação Social do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) traz para as redes sociais do equipamento um vídeo sobre o que é justiça social, como ela acontece e onde encontrar, em alusão ao Dia Internacional da Justiça Social

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – DIA INTERNACIONAL  DA JUSTIÇA SOCIAL

Quando: 23/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 24/02 – QUINTA-FEIRA

NARTE EM PAUTA – DIREITO NÃO TEM IDADE: VALORIZAÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DA PESSOA IDOSA

RELEASE: Em fevereiro, o CCBJ, por meio da Articulação Comunitária do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, traz para as redes sociais do equipamento um vídeo-depoimento de pessoas idosas do Grande Bom Jardim, com foco em promover a reflexão e a discussão sobre a terceira idade e o contexto social na periferia, bem como, seus desafios e possibilidades de promoção e valorização. O foco é sensibilizar a população sobre a valorização e defesa dos direitos humanos dos idosos, trazendo o olhar deles sobre essas questões. 

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – DIREITO NÃO TEM IDADE: VALORIZAÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DA PESSOA IDOSA

Quando: 24/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

ESTÚDIO EM PAUTA: JEFFERSON JUAN APRESENTA: “GRAVEI MINHA MÚSICA, E AGORA?”

RELEASE: Durante o período de isolamento social, muitos artistas têm encontrado nas lives uma saída para continuar trabalhando e exibindo suas apresentações. Para seguir produzindo e transmitindo com qualidade, certos conhecimentos se fazem necessários. Tendo isso em vista, o CCBJ vem lançando o Estúdio em Pauta, uma série de dicas de como produzir em casa utilizando equipamentos semi profissionais. 

Nesse episódio do Estúdio em Pauta, Jefferson Juan, técnico de áudio do CCBJ,  vai falar sobre a importância do registro de obra e de fonograma para garantir os seus devidos direitos autorais.

📌Serviço: 

CINECLUBE CCBJ – EXIBIÇÃO DO CURTA “PEDRO” + BATE-PAPO

Quando: 24/02 às 17h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

DIA 25/02 – SEXTA-FEIRA

SEXTA MULTI – MÔNICA RODRIGUES APRESENTA VOZES QUE CIRCULAM E ECOAM (LIBRAS) 

RELEASE: O programa Sexta Multi de hoje convida Mônica Rodrigues para apresentar “Vozes que circulam e ecoam”, uma sessão de contação de histórias nascidas de um processo de escuta afetiva e pesquisa bibliográfica, essas histórias que compõem a sessão de contos, foram atravessando gerações. 

Compostas de histórias do imaginário popular que chega ainda no século XXI com muita potência, “Vozes que circulam e ecoam” é um convite a imergir nos contos de tradição que assegura a fertilidade da imaginação e possibilita a fartura de narrativas que atravessaram as gerações pela força da palavra que reverbera no imaginário do povo.

📌Serviço: 

SEXTA MULTI – MÔNICA RODRIGUES APRESENTA VOZES QUE CIRCULAM E ECOAM (LIBRAS) 

Quando: 25/02 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

TODOS OS SONS – AXÉ! MEU FORRÓ, COM LUANA FLORENTINO

RELEASE: No programa Todos os Sons desta sexta-feira o CCBJ traz para o canal no YouTube Luana Florentino apresentando o show AXÉ! MEU FORRÓ, que tem como proposta, ampliar a diversidade deste gênero musical, quanto a sua construção instrumental, social e cultural.

Nessa apresentação, Luana irá apresentar o encontro do forró com a áfrica, mesclando tambores, guitarra, rabeca e ritmos da nossa cultura. O objetivo é reverenciar os tambores e sua ancestralidade, justificando o Axé, neste instante passeando pelos ritmos e rituais de tradições de matrizes africanas e homenagear o importante marco da PATRIMONIALIZAÇÃO do Forró, como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. 

📌Serviço: 

TODOS OS SONS – AXÉ! MEU FORRÓ, COM LUANA FLORENTINO

Quando: 25/02 às 18h30

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

TODOS OS SONS – BANDA BREGARIA APRESENTA “MÚSICA BRASILEIRA DAS ANTIGAS”

RELEASE: Também compondo o programa Todos os Sons desta sexta-feira o CCBJ traz para o canal no YouTube a Banda Bregaria, tocando o show “Música Brasileira das Antigas”. Tem como principal proposta, resgatar a boa música brasileira que marcou décadas anteriores. O show da banda passeia por vários estilos musicais, entre: Brega, Sertanejo raiz, Lambada, Axé, Regional, Infantil, Samba, Forró das antigas, Carimbó e muitos outros.

📌Serviço: 

TODOS OS SONS – BANDA BREGARIA APRESENTA “MÚSICA BRASILEIRA DAS ANTIGAS”

Quando: 25/02 às 18h30

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

DIA 26/02 – SÁBADO

BONJACAST TEMPO DE BRINCAR! – BONJACAST TEMPO DE BRINCAR!

RELEASE: Com o intuito de trazer informações, experiências e dicas sobre cada fase da vida da criança, sobretudo, na primeira infância, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) traz mais um episódio do Bonjacast: Tempo de Brincar! apresentado pela educadora para infância do CCBJ, Fátima Macedo.

O episódio contará com a participação de Andrea Cavalcante, coordenadora do Espaço Geração Cidadã, associação comunitária existente há 24 anos no bairro Granja Portugal. Vamos dialogar sobre o espaço urbano, a criança e a natureza. Esse Bonjacast é destinado aos pais, tutores e pessoas interessadas pela temática.

📌Serviço: 

BONJACAST TEMPO DE BRINCAR! – BONJACAST TEMPO DE BRINCAR!

Quando: 26/02 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

TODOS OS SONS – AFOXÉ OMÕRISÁ ODÉ APRESENTA  BATUQUE DO OMORISÁ ANCESTRALIDADE

RELEASE: Compondo a programação do Todos os Sons desse fim de semana, o CCBJ traz para o canal no YouTube o Afoxé Omorisá Odé apresentando o batuque “Omorisá Ancestralidade”. As canções são inspirações advindas pelas entidades espirituais, entregues aos seus médios em momentos de transe e ou em momentos em que lhes são solicitados como homenagens   e oferendas festivas. 

O Canto dos Orixás é o conjunto de canções entoadas pelo povo de terreiro, povo negro e de matriz africana, seja em seus barracões e rituais, seja em momentos festivos como cortejos, afoxés e maracatus. Aqui, o repertório demonstra especificamente as canções alusivas aos orixás (cantadas pelo), que são as divindades cultuadas nos terreiros de umbanda e candomblé no Brasil. Daí, o Canto dos orixás. A essas canções também são atribuídos o nome de “Ponto do Cantado”

📌Serviço: 

TODOS OS SONS – AFOXÉ OMÕRISÁ ODÉ APRESENTA  BATUQUE DO OMORISÁ ANCESTRALIDADE

Quando: 26/02 às 18h50

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

TODOS OS SONS – BLOCO DO ZÉ ALMIR APRESENTA “MALANDRO DE FÉ PRA QUEM TEM FÉ”

RELEASE: Compondo a programação do Todos os Sons desse fim de semana, o CCBJ traz para o canal no YouTube o Bloco do Zé Almir, apresentando “Malandro pra quem tem fé”. O bloco nasceu nas ruas do Grande Bom Jardim, em 2016, em meio às rodas de samba realizadas nos primeiros domingos de cada mês, no Centro de Umbanda Reis Tupinambá. 

O Bloco Zé Almir tem como principal objetivo a afirmação da identidade negra, que ressignifica e constrói formas de resistir às relações assimétricas de poder e dominação. Nesse sentido, busca-se a resistência social, cultural, estética, e política das populações afro-brasileiras na periferia da cidade espalhando a alegria pelas ruas sob o Grande Bom Jardim, bairro em que está inserido e na Avenida Domingos Olímpio, principal palco das manifestações culturais de rua de Fortaleza. 

📌Serviço: 

TODOS OS SONS – BLOCO DO ZÉ ALMIR APRESENTA “MALANDRO DE FÉ PRA QUEM TEM FÉ”

Quando: 26/02 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

DIA 27/02 – DOMINGO

NARTE EM PAUTA – “EM TEMPOS DE COVID O QUE GERA É O BAILE DE MÁSCARA E VACINA NO BRAÇO”

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) traz para o NArTE em Pauta deste domingo nas redes sociais do equipamento um vídeo com o tema “Em tempos de covid, o que gera é o baile de máscara e vacina no braço”. 

Precisamos tratar o assunto com seriedade e continuar mantendo os devidos cuidados como: usar máscaras, evitar aglomerações  e principalmente tomar a vacina. Vamos ser conscientes, façamos cada um seu papel social para que possamos vencer esse vírus. 

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – “EM TEMPOS DE COVID O QUE GERA É O BAILE DE MÁSCARA E VACINA NO BRAÇO”

Quando: 27/02

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

É O BRINCA CONVIDA – GRUPO FORMOSURA DE TEATRO APRESENTA “A BRUXA CATIFUNDA” (LIBRAS)

RELEASE: O CCBJ traz para o programa É O Brinca Convida! deste domingo o Grupo Formosura de Teatro, apresentando o espetáculo “A bruxa Catifunda”, um espetáculo de mamulengo dirigido ao público infantil, mas que tem excelente aceitação por parte dos adultos.

O enredo da peça é baseado na luta de Quinzinho, um menino vendedor de pirulitos, que tenta defender a natureza das garras da Bruxa. A primeira investida da bruxa é contra as flores, depois segue dizendo que vai  poluir os rios, lagos e lagoas, sujar todas as ruas, jogar lixo nos bueiros e transformar a cidade num mar de sujeira. Com a colaboração da platéia Quinzinho articula um modo de vencer a bruxa e salvar a natureza.  

📌Serviço: 

É O BRINCA CONVIDA – GRUPO FORMOSURA DE TEATRO APRESENTA “A BRUXA CATIFUNDA” (LIBRAS)

Quando: 27/02 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

É O BRINCA – MARACATU CHEGOU!

RELEASE: No programa É O Brinca! deste domingo, o CCBJ traz para o canal no YouTube uma loa de Maracatu, já que o Maracatu Cearense é a principal atração das manifestações culturais de Fortaleza. Aproveita  essa batucada com essa estreia no Youtube CCBJ. 

📌Serviço: 

É O BRINCA – MARACATU CHEGOU!

Quando: 27/02 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!